Subscribe Us

header ads

Paraíba realiza 'Dia D' de vacinação contra a Covid-19 e Influenza

 


Será realizado no próximo sábado (6) mais um 'Dia D' de vacinação contra a Covid-19 e Influenza em todos os municípios da Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo é ampliar as coberturas vacinais para a campanha de influenza e covid-19, incluindo a vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais. As vacinas de rotina também serão ofertadas. O segundo 'Dia D' do mês de maio será realizado no dia 20.

 

De acordo com a SES, a Paraíba ocupa o 3º lugar no ranking nacional de vacinação contra influenza, com 25,8% de alcance, e o 2º lugar em comparação aos estados da região Nordeste.

 

 

A campanha contra influenza está vigente até o dia 31 deste mês. No estado, o público-alvo (grupo prioritário) para esta campanha está calculado em 1.522.325 pessoas e a meta é vacinar 90% destas pessoas, mas até agora apenas 351.816 doses foram aplicadas. A secretaria destaca que a vacina contra influenza é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as variantes do vírus que circularam no ano anterior.

 

“Estamos em período sazonal e os vírus que causam doenças respiratórias estão circulando com maior intensidade. As ações de vacinação, nesse período de maior risco de adoecimento, objetivam facilitar o acesso às doses para garantir que a população esteja protegida contra a doença”, alertou o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra.

 

Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

 

O Ministério da Saúde recomenda que as vacinas contra Covid-19 e Influenza podem ser aplicadas no mesmo dia em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Fonte: G1PB