Últimas

INFORME PUBLICITÁRIO - Prefeitura de Sumé inaugura Centro de Formação de Professores



 

Em uma cerimônia marcada pela emoção e homenagens à memória daqueles que contribuem ou contribuíram para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade sumeense, o prefeito Éden Duarte inaugurou nessa sexta-feira,16, o Centro de Formação de Professores.

 

Localizado no bairro da Várzea Redonda, o espaço conta com uma estrutura ampla e moderna para promover e apoiar as políticas destinadas à formação dos profissionais da educação do município e da região por meio de cursos, conferências, reuniões, formações continuadas, apresentações culturais, artísticas, entre outros eventos. 

 

O Edifício recebeu o nome da professora “Onésima Maria de Araújo Gonçalves” pelos seus vários serviços prestados à comunidade sumeense, como educadora, catequista e artesã. “Em nome da família Araújo, gostaria de agradecer a atenção, o carinho e a lembrança em homenagear a minha tia por meio desse Centro de Formação de Professores. Tenho certeza que daqui sairão muitos frutos”, declarou Antônio Carlos (Carlinhos dos Correios), sobrinho da homenageada.

 

Na ocasião, o secretário de educação Bonílson Timóteo agradeceu a confiança que o prefeito Éden depositou nele para gerir uma área tão importante para o desenvolvimento do município. Bonílson ainda mencionou o trabalho realizado pelos ex-secretários de educação do município que o antecederam, destacou o trabalho da sua equipe de apoio e enalteceu o desempenho, o carinho e a dedicação dos professores da rede municipal de ensino. “Vocês são fundamentais nesse processo de construção cidadã. Contem sempre comigo e tenham certeza que estamos todos imbuídos nesse objetivo de fazer com que a educação de Sumé avance cada vez mais”, declarou ele, que ao final de seu discurso, entregou uma placa em homenagem a professora Hélia Maria, pelo tempo de serviço dedicado a educação de Sumé.

 

De forma emocionada, Hélia, que está se aposentando da função, agradeceu a homenagem recebida e disse que foi muito feliz durante os quase 30 anos em que exerceu o ofício de professora e cargo de gestora escolar.

 

A professora da rede municipal de ensino, Fabiana Araújo, destacou a contribuição da gestão municipal para a melhoria de qualidade da educação por meio de projetos tão ousados como a construção do Centro de Formação de Professores. “Fica evidente aqui a preocupação de nossos gestores com a educação, isso é a prova de que o nosso município pode continuar em uma caminhada de crescimento socioeducacional, demonstrando responsabilidade social”, enfatizou ela.

 

O prefeito Éden manifestou satisfação e alegria em poder entregar uma obra tão importante para o desenvolvimento da educação do município. Durante o discurso, ele destacou a participação de cada sumeense na construção desse processo. “Todo mundo tem a sua contribuição na história, nós não inventamos a roda. Por essa razão, somos gratos pela dedicação de cada um que contribui ou contribuiu com o nosso município. A gente não pode pensar em educação sem ter um olhar voltado ao professor. Por isso que criamos toda uma estrutura necessária que lhe possibilite momentos frutíferos, para que ele possa desenvolver as suas capacidades técnicas e assim poder entregar os melhores resultados educacionais ao município. Tenham certeza que eu entrego essa obra com a sensação de dever cumprido, porque a gente se dedicou e se preocupou com todos os detalhes para que tudo saísse com zelo e qualidade como o professor merece. Foi um trabalho em equipe, todo mundo irmanado para que esse dia chegasse, e ele chegou com as graças de Deus, com muito amor e carinho, estamos aqui para entregar esse belo equipamento aos professores e professoras de Sumé”, declarou o prefeito Éden.

 

Durante a cerimônia, o prefeito entregou a Antônio Roberto (Beto), filho de Dona Onésima uma placa em memória à sua mãe.

 


A solenidade contou também com apresentações culturais do Grupo Bravia de João Pessoa, do Coral Vozes que Encantam da Escola Padre Paulo Roberto e da Orquestra Prima - Projeto de Inclusão Social do Governo do Estado da Paraíba por meio da música e das artes. Além de palestra sobre “aprendizagem sustentáveis – saberes e vivências coletivas da infância e juventude”, ministrada por Luciano Piquet da Cruz - palestrante de inovação e empreendedorismo.

 

Com uma plateia majoritariamente formada de professores, diretores e servidores da Educação, a cerimônia contou ainda com a participação do secretário executivo da Cultura do Estado da Paraíba, Milton Dornellas, do vice-prefeito Manezinho Lourenço, dos secretários Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), Ednalva Libânio (Assistência Social), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), Tanniery Lêla (Saúde) e Robério Cipriano (Orçamento e Finanas), ainda dos vereadores Daniel Lêla, Damião Rildo e Cristóvão Júnior,  do coordenador artístico e regente do Prima, Rainere Travassos, do gerente da 5ª Regional de ensino, Ary Prata, do pastor Zé Maria, do padre Marcondes, além de familiares de dona Onésima, representantes do CDSA e populares.

 

No final do evento, o secretário Bonílson presenteou o palestrante com uma obra de arte feita pelo artista plástico, Bento de Sumé. Também houve sorteio de brindes e ainda distribuição de alguns livros do palestrante para os professores da plateia.

 

Todo o evento foi transmitido e o seu conteúdo pode ser encontrado no youtube da Prefeitura de Sumé.

 

Dúvidas e Informações:

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com


 

Postagem Anterior Próxima Postagem