Últimas

Cidade do cariri em alto risco de Dengue

 


Serra Branca, no cariri paraibano, tem amargado altos números de pessoas acometidas por Dengue nas últimas semanas. Só neste ano, já foram registradas pela Secretaria Municipal de Saúde mais de 35 pessoas   vítimas da arbovirose, isso sem contar as subnotificações, casos em que as pessoas adoecem e não procuram ajuda médica, sendo assim, não entram para os registros.

 No início de Abril, os agentes de endemias fizeram o LIRAa (Levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti) e o cômputo dessa pesquisa não foi satisfatório. Numa escala em que o melhor resultado seria abaixo de 1,0, o apurado deste primeiro LIRAa do ano foi de 5,3, já enquadrando a cidade como alto risco de contaminação pelo mosquito da Dengue.

 Os agentes de endemias têm feito sua parte e trabalhado em todas as localidades, orientando as pessoas, eliminando focos da Dengue e tratando depósitos maiores quando for necessário.

Agora a Secretaria de Saúde pretende emplacar, junto ao trabalho dos agentes de endemias, ações diretamente nas escolas e unidades de saúde, onde palestrantes irão falar ao povo e reforçar os cuidados com suas águas armazenadas em casa, visto que 95% dos focos do mosquito da Dengue estão nas residências habitadas.

Os agentes de endemias pedem que toda população redobre seus cuidados no manejo de seus depósitos com água acumulada, que os mantenham sempre muito bem fechados, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Focando Paraíba

Postagem Anterior Próxima Postagem