Últimas

Após 3 meses, comportas do açude de Camalaú permanecem abertas

 


De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira, as comportas do reservatório de Camalaú, que foram abertas no dia 30 de agosto deste ano, ainda permanecem abertas após a passagem dos dois meses previstos para recuperação do volume de água do açude de Boqueirão.

A previsão era de que as comportas ficariam abertas por 60 dias, podendo ou não terem esse prazo estendido. Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, a expectativa era de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.

Segundo Evandro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ainda não determinou que a vazão da válvula dispersora seja reduzida, portanto, também não há um novo prazo para fechamento das comportas ou uma prorrogação exata.

Hoje, o açude de Camalaú está carregado com 20.529.076 de metros cúbicos de água, cerca de 42,67% de sua capacidade total, conforme dados atualizados pela Aesa, Agência Estadual de Gestão das Águas.

Já o Epitácio Pessoa tem 144.812.285 metros cúbicos, aproximadamente 31,04% de sua capacidade, também conforme a Aesa. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.

Fonte/Foto: Paraibaonline

 

Postagem Anterior Próxima Postagem