Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Serra Branca tem pesquisa do Liraa adiada devido a Pandemia

 


De acordo com informações apuradas com exclusividade pelo Portal Focando Paraíba, o Levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que deveria ser realizado nesta segunda semana de junho de 2021, foi adiado por conta do agravamento da pandemia em Serra Branca.

O Liraa é uma pesquisa feita periodicamente pelos agentes de endemias e tem por objetivo fazer uma radiografia de como está a infestação do Aedes aegypti no município. A partir do seu resultado, deve- se tomar atitudes cabíveis em relação ao melhoramento no combate ao mosquito da Dengue, Zika e a Chicugunya. Caso o resultado do Liraa for maior que 3% a localidade fica em estado de risco para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Entretanto, se o resultado for menor que 1% se configura como satisfatório. Sem esse trabalho de pesquisa, não será possível dimensionar o grau de infestação do mosquito da Dengue em Serra Branca.

Os agentes de endemias acreditam e esperam que com um maior controle da pandemia do novo coronavírus, esse trabalho de pesquisa poderá ser realizado num futuro próximo.


Focando Paraíba