O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial, na manhã desta terça-feira (2), em virtude de acumulado de chuva em 17 municípios do Litoral e Zona da Mata da Paraíba, incluindo a Capital, João Pessoa. O aviso segue até as 10h desta quarta-feira (3).
O Inmet indica que podem ocorrer chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. Conforme a previsão, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
O instituto aconselha que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e procurem não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Lista de cidades da Paraíba incluídas no alerta:
- Alhandra
- Bayeux
- Baía Da Traição
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- Cruz Do Espírito Santo
- Jacaraú
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras De Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
Cálculo do volume de chuvas
Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumula sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado (m²).