Últimas

Último colocado em eleições é nomeado reitor da UFPB por Bolsonaro



O professor Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escolha do presidente Jair Bolsonaro foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU).

A decisão de Bolsonaro foi feita a partir da lista tríplice enviada pela instituição. Na consulta acadêmica realizada em agosto, Valdiney Veloso foi o menos votado. Ele assume a reitoria da UFPB na próxima quarta-feira (11), para um mandato de quatro anos. Liana Albuquerque é a vice-reitora. Juntos, os professores formaram a chapa ‘Orgulho de ser UFPB’.

Consulta acadêmica

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70 para docentes.

Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, candidatas pela chapa ‘Inovação com inclusão’, venceram a consulta online da federal paraibana com soma ponderada e normalizada de 964,518. A segunda chapa mais votada foi a ‘UFPB em primeiro lugar’, encabeçada por Isac Almeida de Medeiros e Regina Celi Mendes Pereira da Silva, com soma ponderada e normalizada de 920,013. A chapa de Valdiney Veloso e Liana Albuquerque teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

Lista tríplice

Depois da consulta acadêmica, Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formaram, em setembro, a lista tríplice com candidatos à reitoria da federal paraibana.

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega tiveram 47 votos dos conselheiros; os professores Isac Medeiros e Regina Celi contaram com 45 votos; e os docentes Valdiney Veloso e Liana Albuquerque não receberam voto dos conselheiros da UFPB.

Fonte: Portal Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem