Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Sem novos casos de Covid-19, população de Serra Branca deve ficar atenta com focos do mosquito da dengue


Serra Branca segue com apenas 2 casos confirmados da Covid-19, sendo que um destes foi notificado na cidade de Salvador-BA e remetido ao município de Serra Branca-PB, apenas pela origem do cartão do SUS. A cidade foi a primeira na região do Cariri paraibano a ter registro do novo coronavírus.

É fato que todos os cuidados contra o novo coronavirus devem ser sempre mantidos, porém o que a população precisa também ficar atenta é com o mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, em vista que no último e único Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (Liraa) feito neste ano aponta que a cidade está em risco de surto de dengue, pois, os dados ficaram em 5.2, bem acima do satisfatório que é menor que 1.

Não foi feito outro LIRaa devido a pandemia e por motivo de segurança os agentes de endemias não estão fazendo seu trabalho normal de combate à dengue, dessa forma estão impedidos de realizar a fiscalização dos focos dos mosquitos nos domicílios. 

Para eliminar os focos é muito fácil, basta você virar as latas e garrafas, colocar areia nos pratos de vasos de flores, além de não deixar água acumulada em recipientes que não tenham uma tampa ou proteção para evitar que o mosquito entre.

O Aedes Aegypti é transmissor da Dengue, Chikungunya, e Zika Vírus, doenças que podem gerar outras enfermidades, como a microcefalia e a Guillain-Barré.

De acordo com informações apuradas pelo Focando Paraíba, em Serra Branca, os agentes de endemias contam como meio de interação com a população a rede social Facebook, onde pode ser tirado dúvidas sobre o assunto e se na residência tiver um depósito com água que nasceram larvas, o proprietário pode, devidamente paramentado e tomando todos os cuidados, ir até o setor, que terá lá um agente a disposição para fazer maiores orientações sobre possíveis tratamentos ou até fazer a entrega de pequenos peixes que ajudam na eliminação dos focos. O setor dos agentes de endemias, fica localizado ao lado da Secretaria de Saúde.

Focando Paraíba