Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

O deputado Luiz Couto faz registro do aniversário de Serra Branca


Serra Branca completa 58 anos de emancipação política.

O município é antes de tudo e acima de tudo o seu povo. Os serra-branquenses estão comemorando 58 anos de emancipação política e, de fato, têm o que comemorar, afinal,já são quase seis décadas de autonomia política e administrativa.

Mas a história dos serra-branquenses começou bem antes, como bem assinalou a saudosa Professora Estelita Antonino no livro “Fatos Históricos de Serra Branca” (2008).

Os primeiros habitantes da região foram os povos Cariris. Fontes orais indicam que duas fazendas de gado instaladas às margens dos rios Poção e Jatobá deram início à colonização do que viria posteriormente dar lugar à cidade de Serra Branca, nos chamados Cariris Velhos, no sertão da Paraíba.
Serra Branca de povoado passou a distrito componente do centenário município de São João do Cariri e muitas décadas depois alcançou a emancipação política.
É uma das maiores e mais importantes cidades da região atualmente conhecida como Cariri Ocidental. É um polo regional que sedia muitos serviços públicos, conta com três emissoras de rádio, o que fazem de Serra Branca uma referência para várias outras cidades da região.
Como caririzeiro nato, também sou um serra-branquense, não só pelos familiares e amigos que tenho na cidade, mas pela afinidade política com os serrabranqueses e pelo título de cidadão do município com o que fui homenageado.

Estamos presentes no cotidiano do município de Serra Branca através de um grande número de conquistas que a população alcançou nos últimos 12 anos: muitos sistemas de abastecimento de água na zona rural, centenas de cisternas nas comunidades, pavimentação em várias ruas, construção de casas populares, esgotamento sanitário, etecetera.

A mais recente conquista dos serra-branquenses e da qual eu me orgulho muito de ter contribuído é a construção da Escola Técnica do Cariri, uma obra do governo da presidenta Dilma Rousseff e do governador Ricardo Coutinho, que contou com o nosso trabalho e o nosso empenho aqui em Brasília.
Como sede da Escola Técnica do Cariri, um equipamento público de grande magnitude para toda a região, Serra Branca consolida o seu status de polo regional de desenvolvimento no interior da Paraíba.
Nesta data tão importante, faço meus os versos cívicos mais cantados pelos serrabranqueses: “Serra Branca teus filhos te amam”. – Parabens!