Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Lira é o único senador da Paraíba a assinar pedido de urgência para votação do fim do foro privilegiado

O peemedebista Raimundo Lira foi o único senador da Paraíba a assinar o pedido de urgência feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que acaba com o foro privilegiado para crime comum. Randolfe é o relator do texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 30 de novembro do ano passado.  Com o requerimento, os senadores pretendem acelerar a tramitação da proposta e votá-la nas próximas semanas no plenário da Casa.


Randolfe pretende entregar o pedido de urgência a Eunício na próxima terça-feira (21). No documento há assinatura de 41 dos 81 senadores e de quase todos os partidos. A sucessão de escândalos políticos e as delações da Operação Lava Jato elevaram o clamor pela proposta.

A PEC, do senador Alvaro Dias (PV-PR), acaba com o foro privilegiado para todas as autoridades suspeitas de terem cometido de crime comum. Nesses casos, políticos, procuradores, juízes e outras figuras públicas que gozam atualmente da prerrogativa de serem julgados por tribunais específicos passarão a ter seus casos examinados pela primeira instância. A mudança não vale para qualquer tipo de crime, como os de responsabilidade e outros que só podem ser cometidos por funcionários públicos.


Blog do Gordinho