Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Humberto Pontes propõe que vereadores sejam impedidos de assumir cargos no Executivo


O vereador Humberto Pontes (PTdoB) está propondo que vereadores sejam impedidos de assumir cargos no Poder Executivo. O parlamentar considera que o papel do vereador é incompatível com as funções no executivo, pois fiscaliza e julga contas do prefeito. “Como é que vou ter isenção, se eu estava na gestão?”, questionou Humberto.

A matéria que proíbe os vereadores de assumir cargos no Poder Executivo, segundo o vereador, deve ser apresentada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) até a próxima terça-feira (21).

Humberto Pontes explicou, durante entrevista ao Portal ClickPB nesta quarta-feira (16), que a proposta surgiu durante a campanha eleitoral, a partir de plenárias populares. “As pessoas reclamaram que elegiam o vereador e que, depois, esse vereador assumia cargo no governo e eles ficavam sem representação no legislativo”. Ele acrescentando que exercer o mandato legislativo é uma questão moral do vereador eleito pelo povo.

Avaliação - Para Humberto Pontes, os vereadores trabalham atrás do voto com o objetivo de serem vereadores e não para ser secretário de estado ou de município. “Quer ser secretário? Não seja candidato a vereador”, avaliou.

Normalmente, vereadores são convidados pelos prefeitos para assumir cargos no executivo com o objetivo de abrir vaga na Câmara Municipal para promover a acomodação política. Portanto, a proposta de Humberto Pontes pode encontrar resistência entre os demais parlamentares.


Discussões - A matéria já começou a ser discutida nos bastidores da CMJP. Humberto Pontes adiantou que tem buscado apoio entre os vereadores da bancada de oposição e que também pretende conversar com os da situação. “Como é uma Câmara nova, com a maioria dos vereadores de primeira legislatura, espero contar com o apoio de todos”, finalizou ele.